O que é CDN, ou, Content Delivery Network.


 

O que é CDN, ou, Content Delivery Network.


Uma CDN (Content Delivery Network) é uma rede de distribuição de informação que permite fornecer conteúdo Web de uma forma mais rápida a um grande número de utilizadores, distribuindo o conteúdo por múltiplos servidores de forma a efetuar a duplicação do mesmo e direcionar o conteúdo ao utilizador com base na proximidade do servidor.


Este método é utilizado para evitar gastos de largura de banda desnecessários e a otimizar a velocidade de acesso aos conteúdos.

Vamos supor que uma empresa lançou a atualização de um software e o arquivo está armazenado em um servidor norte-americano. Apesar disso, a maioria dos clientes que vão fazer o update moram na Europa. O roteamento e as requisições entre os servidores podem fazer com que o arquivo demore mais para ser enviado. Sendo assim, o ideal seria que essa empresa tivesse um CDN, ou, Content Delivery Network.

A CDN é, basicamente, uma rede de distribuição de informações que tem como objetivo fornecer conteúdos mais rapidamente para o usuário final e com um menor custo para as empresas. A grande diferença é que ela cria cachês das páginas estáticas e arquivos, distribuindo esses dados entre seus diversos servidores, instalados em diferentes partes do mundo. Desta forma, dando continuidade ao exemplo, se houvesse um servidor na Europa, próximo onde a maioria dos usuários está, a velocidade de transferência teria expressiva melhora.

 

Outra grande vantagem da CDN é a proteção extra contra ataques DDoS, quando um número incrivelmente maior de solicitações de acesso à página forçam o site a cair. Por conseguir gerenciar o acesso de muitos usuários, distribuindo isso aos demais servidores, um conteúdo na CDN fica bem menos suscetível a esse tipo de ameaça.


As CDN são usadas por várias empresas a nível mundial, na maioria das vezes para distribuição de conteúdo multimídia como é o caso da Apple que utiliza a rede de distribuição da Akamai para disponibilizar o acesso mais rápido aos utilizadores de todo o conteúdo multimídia do iTunes.

A maioria das Redes de Distribuição de Conteúdo são comerciais e pertencem a empresas conhecidas globalmente com ligações em vários países e até mesmo continentes como é o caso da Amazon, CacheFly, PEER 1, Microsoft Azure CDN, etc. Algumas empresas utilizam também tecnologia P2P nas suas CDN como é o caso da AT&T e Internap. Existem no entanto CDNs gratuitas, como é o caso da CoralCDN e da FreeCast.

 

Sobre Julio Vaz

I'm a results-driven IT professional on consulting for integration projects with extensive experience in the engineering, administration and support. Direct experience with customer relationships, complex problem troubleshooting, implementation, optimization, technology advisor and training deliveries. Always interested in professional growth as well as high-quality service delivery. Specialties: Office 365. Windows Intune. Windows Azure. Microsoft Windows Server and Active Directory Microsoft Exchange Server 2000/2003/2007/2010, 2013 Windows Virtualization: Hyper-V Windows server 2008, 2008 R2, 2012, 2012 R2. Microsoft Isa Server 2000, Isa Server 2004, Isa Server 2006. Microsoft Forefront TMG 2010. Microsoft Project Server 2007/2010, 2013 Microsoft SharePoint 2007/2010, 2013 Documentation of the computing environment and services. Elaboration of technical procedures. Elaboration of proposals and projects. Management and training of support staff. Implementation and maintenance of security and backup policies. Implementation, administration and migration from Microsoft . Windows NT, Windows 2000 Server, Windows Server 2003 R2, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 R2 Implementation and migration from Microsoft Office Communications Server 2007 Implementation and migration from Microsoft Lync Server 2010, 2013. Implementation and migration from Microsoft Exchange Server 2000, 2003 and 2007, 2010, 2013. Implementation and migration from Microsoft Isa Server 2000, 2004 and 2006, Forefront TMG Implementation Microsoft System Center 2012 R2 - SCCM, SCOM, DPM. Migration of servers and domains
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O que é CDN, ou, Content Delivery Network.

  1. Pingback: TCP Fast Open acelera a navegação no Microsoft Edge | ıllııll Julio Vaz ıllııll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s