O que é CDN, ou, Content Delivery Network.
Uma CDN (Content Delivery Network) é uma rede de distribuição de informação que permite fornecer conteúdo Web de uma forma mais rápida a um grande número de utilizadores, distribuindo o conteúdo por múltiplos servidores de forma a efetuar a duplicação do mesmo e direcionar o conteúdo ao utilizador com base na proximidade do servidor.
Este método é utilizado para evitar gastos de largura de banda desnecessários e a otimizar a velocidade de acesso aos conteúdos.
Vamos supor que uma empresa lançou a atualização de um software e o arquivo está armazenado em um servidor norte-americano. Apesar disso, a maioria dos clientes que vão fazer o update moram na Europa. O roteamento e as requisições entre os servidores podem fazer com que o arquivo demore mais para ser enviado. Sendo assim, o ideal seria que essa empresa tivesse um CDN, ou, Content Delivery Network.
A CDN é, basicamente, uma rede de distribuição de informações que tem como objetivo fornecer conteúdos mais rapidamente para o usuário final e com um menor custo para as empresas. A grande diferença é que ela cria cachês das páginas estáticas e arquivos, distribuindo esses dados entre seus diversos servidores, instalados em diferentes partes do mundo. Desta forma, dando continuidade ao exemplo, se houvesse um servidor na Europa, próximo onde a maioria dos usuários está, a velocidade de transferência teria expressiva melhora.
Outra grande vantagem da CDN é a proteção extra contra ataques DDoS, quando um número incrivelmente maior de solicitações de acesso à página forçam o site a cair. Por conseguir gerenciar o acesso de muitos usuários, distribuindo isso aos demais servidores, um conteúdo na CDN fica bem menos suscetível a esse tipo de ameaça.
As CDN são usadas por várias empresas a nível mundial, na maioria das vezes para distribuição de conteúdo multimídia como é o caso da Apple que utiliza a rede de distribuição da Akamai para disponibilizar o acesso mais rápido aos utilizadores de todo o conteúdo multimídia do iTunes.
A maioria das Redes de Distribuição de Conteúdo são comerciais e pertencem a empresas conhecidas globalmente com ligações em vários países e até mesmo continentes como é o caso da Amazon, CacheFly, PEER 1, Microsoft Azure CDN, etc. Algumas empresas utilizam também tecnologia P2P nas suas CDN como é o caso da AT&T e Internap. Existem no entanto CDNs gratuitas, como é o caso da CoralCDN e da FreeCast.
Pingback: TCP Fast Open acelera a navegação no Microsoft Edge | ıllııll Julio Vaz ıllııll