Configurando BlackBerry com Office 365 – BlackBerry® Business Cloud Services do Research In Motion


Configurando BlackBerry com Office 365

Olá Amigos

Neste tutorial, vou demonstrar a maneira correta de integração da plataforma BlackBerry com o Office 365 usando o BlackBerry® Business Cloud Services do Research In Motion (RIM®).

Tenho acompanhado alguns posts que ensinam de maneira incorreta a configuração do BlackBerry com o Office 365 tirando totalmente a integração e dificultando a administração do SmartPhone.

Muitos posts ensinam de maneira errada a configuração usando o portal da operadora VIVO, CLARO, TIM, OI.

O que estes posts esquecem de informar é que quando o BlackBerry é configurado usando o portal das operadoras, o administrador/cliente perde totalmente a integração e vantagens em centralizar pelo Office 365 – BlackBerry® Business Cloud Services do Research In Motion.

O BlackBerry Business Cloud Services nada mais é do que o BES integrado ao Office 365

Vamos as configurações:

Para acessar o portal BlackBerry® Business Cloud Services do Research In Motion (RIM®)

Para quem ainda está usando o Office 365 Wave 14 ou já migrou para o Office 365 Wave 15 o endereço de acesso é o mesmo, mudando apenas a localização do serviço no portal.

Acesso aos portal do Office 365: https://portal.microsoftonline.com/

Acessando o BlackBerry® Business Cloud Services do Research In Motion (RIM®) para quem ainda usa o Office 365 Wave 14

Acessando o BlackBerry® Business Cloud Services do Research In Motion (RIM®) para quem já migrou para Office 365 Wave 15.

Vejam que a tela é bastante intuitiva e simples.

Vamos agora adicionar um novo usuário que irá conectar seu BlackBerry no Office 365.

  1. Criar um usuário habilitado para BlackBerry
  2. Digitar o nome do usuário ou e-mail que já esteja cadastrado no Office 365.

  1. Localizado o usuário pelo nome ou e-mail cadastrado no Office 365, clicar em continuar.
  2. Em Criar um usuário habilitado para BlackBerry, vamos definir algumas opções que podem ser o diferencial no quesito de segurança para sua organização.

  1. Reparem que eu defini o grupo de segurança de senha básica.
  2. Ir para a opção de criar um usuário com senha de ativação, esta é uma opção muito importante e bastante interessante.

    Se esta foi a opção escolhida, você pode definir uma senha para quando estiver configurando a conta de algum usuário não seja necessário pedir ou mesmo alterar a senha de acesso aos e-mail que pode ser a mesma senha no caso do ambiente estar com ADFS Federado ou usando o DirSync que agora sincroniza a senha do Active Directory.

    Enfim, neste caso a senha que você definir será a senha que vai autenticar para a primeira e única configuração.

    Obs: Fique despreocupado pois esta senha pode ter uma validade de tempo e só vai servir para uma única finalidade, autenticar o Black Berry do cliente no Office 365 e iniciar o sincronismo dos serviço de Exchange Server “Mail Box, Calendário, Contatos e Tarefas”

    Vejam que eu defini uma senha com uma duração de 48 horas, após isso a senha perde totalmente o seu valor.

    Qual a vantagem nesta configuração?

    Se você está migrando um número significativo de usuários que usem Black Berry o tempo e segurança que você vai ganhar é incalculável.

    Após ter feito as devidas definições e clicado em Criar Usuário, você recebera uma nova tela informando que a conta foi criada com sucesso, associada ao Office 365 e um e-mail de ativação está sendo enviado do domínio blackberry.net com um anexo ETP.DAT.

    Para garantir que este e-mail não seja bloqueado ou modificado, o domínio blackberry.net deve ser incluído em listas aprovadas para qualquer antivírus, anti-spam ou software de detecção utilizado pelo gateway ou sistema de e-mail.

    OBS.: E de extrema importância que este e-mail seja recebido pelo usuário, caso isso não ocorra, o usuário não vai conseguir configurar e ativar sua conta do Office 365 com BlackBerry

Importante: O BlackBerry Enterprise Server não aceitará uma solicitação de ativação de um aparelho pelos próximos 20 minutos.

Após ter realizado a configuração você deve aguardar 20 minutos para a primeira ativação no BlackBerry.


Mensagem na integra que deve ser respeitada para evitar qualquer tipo de atraso ou problema na configuração do Black Berry do cliente.

As seguintes informações de usuário foram criadas e adicionadas ao BlackBerry Enterprise Server.

A senha de ativação foi definida. Esta senha expirará em 48 horas.

Um e-mail de ativação está sendo enviado do domínio blackberry.net com um anexo ETP.DAT.
Para garantir que este e-mail não seja bloqueado ou modificado, o domínio blackberry.net deve ser incluído em listas aprovadas para qualquer antivírus, anti-spam ou software de detecção utilizado pelo gateway ou sistema de e-mail.

O BlackBerry Enterprise Server não aceitará uma solicitação de ativação de um aparelho pelos próximos 20 minutos.

Agora vamos aos pré-requisitos do Black Berry para poder conectar ao Office 365.

  1. Pacote de dados devidamente contratado e ativado no BlackBerry pois não adianta estar conectado no Wi-Fi, o pacote de dados é obrigatório para obter sucesso
  2. Ter uma conta de acesso cadastrada para conectar ao BlackBerry World.
  3. Baixar no BlackBerry World o aplicativo Enterprise Conection que é o responsável por conectar o BlackBerry ao Office 365.

Para baixar o “app” que vai conectar ao Office 365, vá em “BlackBerry World” para baixar o aplicativo “Enterprise Activation”

Ativando o Aparelho

Ativando o Aparelho

Dentro do “BlackBerry World” pesquise pelo aplicativo “Enterprise Activation”

Ativando o Aparelho

Após localizar o aplicativo, clique em “Download” para copiar e em seguida iniciar a instalação ou “Reinstalar” caso já tenha instalado.

Ativando o Aparelho

Na sequência, volte para a tela inicial do BlackBerry e localize o aplicativo “Enterprise Activation” que acabou de ser instalado.

Ativando o Aparelho

Aceite o termo de utilização do Software

Ativando o Aparelho

Entre com o e-mail do usuário e a senha gerada no ato da ativação do serviço BlackBerry para o usuário. Lembrando que esta senha você criou no início da configuração, não é a senha que o usuário acessa seus e-mails.

Ativando o Aparelho

Será exibida uma tela com o Progresso da configuração e sincronização com o Office 365.

Ativando o Aparelho

Pronto! O aparelho foi ativado e o e-mail do usuário está configurado.

Sobre Julio Vaz

I'm a results-driven IT professional on consulting for integration projects with extensive experience in the engineering, administration and support. Direct experience with customer relationships, complex problem troubleshooting, implementation, optimization, technology advisor and training deliveries. Always interested in professional growth as well as high-quality service delivery. Specialties: Office 365. Windows Intune. Windows Azure. Microsoft Windows Server and Active Directory Microsoft Exchange Server 2000/2003/2007/2010, 2013 Windows Virtualization: Hyper-V Windows server 2008, 2008 R2, 2012, 2012 R2. Microsoft Isa Server 2000, Isa Server 2004, Isa Server 2006. Microsoft Forefront TMG 2010. Microsoft Project Server 2007/2010, 2013 Microsoft SharePoint 2007/2010, 2013 Documentation of the computing environment and services. Elaboration of technical procedures. Elaboration of proposals and projects. Management and training of support staff. Implementation and maintenance of security and backup policies. Implementation, administration and migration from Microsoft . Windows NT, Windows 2000 Server, Windows Server 2003 R2, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 R2 Implementation and migration from Microsoft Office Communications Server 2007 Implementation and migration from Microsoft Lync Server 2010, 2013. Implementation and migration from Microsoft Exchange Server 2000, 2003 and 2007, 2010, 2013. Implementation and migration from Microsoft Isa Server 2000, 2004 and 2006, Forefront TMG Implementation Microsoft System Center 2012 R2 - SCCM, SCOM, DPM. Migration of servers and domains
Esse post foi publicado em Office 365. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s